Início / Pratique / Enem / Enem 2009

Enem 2009

53) O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: “É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas”. Journal de la comune étudiante. Textes et documents. Paris: Seuil, 1969 (adaptado). Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968: A) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa. B) restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes. C) resultaram no fortalecimento do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos países ocidentais durante as décadas de 70 e 80. D) tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de costumes e na contracultura.

A) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.

B) restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes.

C) resultaram no fortalecimento do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos países ocidentais durante as décadas de 70 e 80.

D) tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de costumes e na contracultura.

E) inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

 Alternativa E: A floresta nasce e cresce por meio de um sopro vital, a este sopro os yanomani atribuem o nome de Wixia.

56) Na democracia estadunidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela ideia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como consequência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito. Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é:

A) submeter o indivíduo à proteção do governo.

B) hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.

C) estimular a formação de propriedades comunais.

D) vincular democracia e possibilidades econômicas individuais.

E) defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa D – A política estadunidense faz uso de um discurso ideológico capitalista que tem como base incutir nos cidadãos o pensamento de que a democracia está diretamente ligada às possibilidades econômicas de cada um dos indivíduos.

57) Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: “A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra”. TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Encyclopædia Britannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado).

Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte-americanos do seu tempo:

A) buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas.

B) tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido.

C) valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético.

D) relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico.

E) acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa D: A interpretação do trecho coloca em evidência os apontamentos de Tocqueville nos seguintes aspectos: a vida moral tem valor imprescindível para que a vida econômica se desenvolva com a seriedade necessária, uma vez que valores morais e desenvolvimento econômico para os indivíduos estão ligados, um é a extensão do outro, e a rigidez moral irá se refletir no desenvolvimento econômico e social.

60) A definição de eleitor foi tema de artigos nas Constituições brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891: Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei. A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que: Art. 180. São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se Alistarem na forma da lei.

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que:

A) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

B) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.

C) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

D) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.

E) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa A: O desenvolvimento tecnológico, no caso da internet , quando democratizada , acessível a dispares indivíduos e presente em seu cotidiano, pode causar impactos culturais negativos e positivos, portanto é preciso levantar questões que despertem nas pessoas respeito e compreensão pelo conteúdo que estão tendo contato. É preciso uma alternativa educacional direcionada a essa nova pratica tecnológica e aos indivíduos que se deparam com ela.

79) Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O governo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, o bloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os governos ainda sofrem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelo poder intimidador dos proprietários. Organizações não governamentais e grupos como a Pastoral da Terra têm agido corajosamente, acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas. “Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo”. Disponível em: http://www.mte.gov.br. Acesso em: 17 mar. 2009 (adaptado).

Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental, porque eles:

A) negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorários e a redução da carga horária de trabalho.

B) defendem os direitos dos consumidores junto aos armazéns e mercados das fazendas e carvoarias.

C) substituem as autoridades policiais e jurídicas na resolução dos conflitos entre patrões e empregados.

D) encaminham denúncias ao Ministério Público e promovem ações de conscientização dos trabalhadores.

E) fortalecem a administração pública ao ministrarem aulas aos seus servidores.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa D: O papel dos grupos de defesa dos direitos humanos é importante no sentido de conscientizar os trabalhadores sobre seus direitos, orientá-los sobre como se defender de práticas abusivas no regime de trabalho e denunciar maus – tratos, trabalho escravo e práticas que não são condizentes com os direitos que o trabalhador tem ao órgão pertinente, no caso o Ministério Público.

81) No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela:

A) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.

B) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.

C) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.

D) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.

E) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa E: O desenvolvimento sustentável é uma proposta ampla no sentido de garantir, as atuais e futuras gerações, um desenvolvimento econômico, social e ambiental que não comprometa a vida do planeta. É a busca por alternativas que não causem agressão ao meio ambiente e a relação que o homem tem com este