Início / Dicas / 4 animações com temáticas sociológicas

4 animações com temáticas sociológicas

Muitas vezes assistimos a um filme sem qualquer reflexão acerca da história contada. O objetivo deste post é trabalhar temas/conceitos da sociologia bem como interpretação do filme a ser apresentado aos alunos, garantindo um maior envolvimento com a abordagem escrita e oral promovendo o imaginário e a discussão, acerca do filme juntamente com outros elementos do tema discutido.

1 – A Fuga das Galinhas

Eua, 2000, Dirigido por: Peter Lord, Nick Park

287c900cb71cc1baff5613ca4139ec88

Sinopse: Ginger é uma galinha que vive tentando fugir do galinheiro onde vive. Quando ela conhece o galo Rocky, vê finalmente a chance de seus planos darem certo. Porém, ela deve se apressar, pois os donos da fazenda estão com planos de acabarem com todas as galinhas do local.

Conceitos: Classes sociaisalienação, mais-valia, divisão social do trabalho, ideologia

Temas: Desigualdade social, industrialização, capitalismo

Para saber mais:

Voz do Leitor

A Fuga das Galinhas: Uma Teoria Marxista

Apresentação no Prezi (by Leticia Guedes Oliveira)

 

2 – Mullan

Eua, 1998, Direção: Barry Cook, Tony Bancroft

mulan_1998_poster[1] (1)

Sinopse: Baseada numa das lendas mais populares da China e ambientada na vasta e poética paisagem do país, esta aventura cheia de humor e emoção conta a história de uma jovem destemida e corajosa que decide colocar em risco a sua vida para salvar seu pai e sua Pátria. Quando seu país é invadido e seu pai doente é recrutado para a guerra, Mulan decide se disfarçar de homem, treinar para se tornar um bom soldado e, assim, ocupar o lugar de seu pai no exército chinês. Acompanhada por seu gentil e engraçado dragão de guarda, Mushu, Mulan treina para ser um soldado habilidoso e valente e acaba aprendendo muitas lições sobre coragem, honra e amor.

Conceitos: Desnaturalização, estranhamento, ideologia de gênero, dominação

Temas: Movimento feminista, sexualidade, diversidade

Para saber mais:

Café com Sociologia

3 – Tarzan

Eua, 1999, Direção: Kevin Lima, Chris Buck

tarzan_disney

Sinopse: A magnífica adaptação Disney do clássico de Edgar Rice Burroughs conta a história de um bebê que nasceu na selva e foi adotado por uma família de gorilas. Por mais que tenha sido considerado um “milagre sem pêlos” pelo líder, foi aceito pelos símios e criado como um semelhante. Com seus amigos, a macaca Terk e o elefante Tantor, ele aprendeu a balançar nas árvores e a sobreviver no reino animal. Mas com a chegada dos humanos, seus dois mundos colidem-se. E Tarzan deverá escolher entre uma vida civilizada, com sua amada Jane, e a vida selvagem que sempre amou.

Conceitos: socialização, socialização primária e socialização secundária.

Temas: Família,  homem como ser social

Para saber mais: Educação Uol e Planeta Educação

 

4 – Wall-E

Eua, 2008, Direção: Andrew Stanton

wall1

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Conceitos: socialização, indústria cultural, consumismo, alienação, revolução industrial

Temas: meio-ambiente, sustentabilidade

Para saber mais: Brasil Escola e Nova Escola Clube

Sobre Priscila Cardoso

Maria Priscila (SIM! Também sou Maria). Capricorniana com ascendente em virgem = duplamente crítica, chata, perfeccionista.... Sou blogueira viciada em séries, filmes, tecnologias, redes sociais e nas horas vagas sou professora de Sociologia.

Verifique também...

Dez Mandamentos do Professor, por Leandro Karnal

Por Prof. Leandro Karnal A sabedoria do mais influente legislador do Ocidente, Moisés, sintetizou uma …