Início / Biblioteca / Livro didático: SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO SÉCULO XXI

Livro didático: SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO SÉCULO XXI

Trazemos-lhes uma boa notícia: nosso livro didático – SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO SÉCULO XXI –, que muitos de vocês já conhecem e vários já utilizam, teve a sua terceira edição, recém-lançada, aprovada para ser escolhida pelos professores das escolas públicas em 2015.

Nosso livro não foi elaborado agora, mas é parte de um processo de formulação a partir de nossa experiência profissional em sala de aula desde 1999, quando já lecionávamos em escolas públicas no Ensino Médio no Rio de Janeiro. Desde a nossa primeira proposta de livro, publicada em 2004, o reformulamos em diálogo com vários profissionais que lecionam Sociologia, especialmente nas escolas públicas de vários estados. Nessa nova edição queremos continuar este diálogo com tod@s.

Para nós a Sociologia no Ensino Médio tem como princípio dar conta de duas tarefas que julgamos fundamentais: problematizar as opiniões que predominam no senso comum e, ao mesmo tempo, desnaturalizar a realidade social.

Este livro apresenta diversos temas, conceitos e teorias estudados e pesquisados pela Sociologia. Queremos apresentar aos jovens conteúdos que construam um saber crítico, dinâmico e problematizador das noções do senso comum. Crítico, porque visa à inserção consciente dos jovens no mundo à sua volta; dinâmico, por incentivar a participação política e social consciente na realidade social brasileira; e, por fim, problematizador, por questionar os discursos naturalizadores de uma realidade social marcada por profundos problemas éticos, sociais e econômicos.

Mas este livro não trabalha só com a Sociologia enquanto ciência, pois a vida em sociedade é influenciada também pela compreensão de ideias e fatos estudados por várias áreas do conhecimento. Por isso, dialogamos sempre com outras disciplinas, com o objetivo de entendermos melhor os diversos temas abordados.

Os capítulos do livro começam com a apresentação de fatos e ideias da vida cotidiana. Os conceitos sociológicos são introduzidos e aprofundados a partir de uma problematização inicial de como esses fatos e ideias são formulados no nível do senso comum. São também utilizados tabelas, gráficos, mapas, ilustrações e imagens que estimulam uma reflexão crítica do estudante sobre os temas discutidos. Ao final de cada capítulo, são listadas questões que possam sintetizar e sistematizar o assunto em debate, propostas de dinâmica para o trabalho em sala de aula, propostas de pesquisas

e de outras leituras de livros, uma filmografia, uma relação de sites e a indicação de letras de músicas que possam contribuir para a reflexão sobre o tema desenvolvido.

Desejamos construir com vocês, professores(as), uma profunda e longa parceria, tendo como ponto de partida as discussões que apresentamos e propomos desenvolver neste livro, referentes às várias questões da realidade social que nos cerca e de interesse dos jovens.

Bem, por termos publicado o nosso livro por uma editora com poucos recursos financeiros, em comparação com as demais que participarão dessa escolha nas escolas, entramos agora em contato com vocês para pedir-lhes que não só examinem atentamente a nossa proposta de material didático, como também divulguem esse trabalho entre todos os seus contatos, com o objetivo de democratizarmos radicalmente esse momento de escolha, permitindo que todos tenham acesso às opções existentes da forma mais ampla possível. Nesse sentido, colaborando politicamente com esse processo, estamos disponibilizando o Manual do Professor, que traz diversos subsídios político-pedagógicos e sugestões de atividades e textos de apoio visando à utilização do livro.

Por fim, ressaltamos que nos encontramos à disposição dos colegas para apresentarmos e debatermos a nossa proposta, em evento que podemos organizar com antecedência, desde que combinado em comum acordo conosco pelo e-mail: sociologiaparajovens@gmail.com

Além do seu contato, aguardamos seus comentários, críticas, sugestões. Vamos aproveitar este momento para fortalecer o ensino de Sociologia na Educação Básica, uma conquista política que pode contribuir efetivamente para a construção de uma escola pública democrática e que ofereça um ensino de qualidade socialmente referenciado e, sobretudo, de caráter político emancipatório.

 Grande abraço!

Luiz Fernandes de Oliveira – Graduado em Sociologia pela Universidade “La Sapienza” de Roma, Itália. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio. Professor de Didática e Ensino de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC – UFRRJ. Lecionou sociologia no Ensino Médio da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC. Atuou como Professor Assistente da UERJ nos anos iniciais do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Cap – UERJ. Lecionou Sociologia no Ensino Médio da Prefeitura de Macaé-RJ.

Ricardo Cesar Rocha da Costa – Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Doutorando em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, Campos São Gonçalo. Lecionou Sociologia no Ensino Médio da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC, na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e no Ensino Médio da Prefeitura de Macaé-RJ. Pesquisador, com trabalhos realizados para a Fundação Getúlio Vargas, Ministério da Saúde e Unesco.

Disponível em: Facebook

Sobre Priscila Cardoso

Maria Priscila (SIM! Também sou Maria). Capricorniana com ascendente em virgem = duplamente crítica, chata, perfeccionista.... Sou blogueira viciada em séries, filmes, tecnologias, redes sociais e nas horas vagas sou professora de Sociologia.

Verifique também...

20 slides de Sociologia para usar em sala de aula

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, disponibilizou uma página recheada de slides com …