Início / Pratique / Enem / Enem 2008

Enem 2008

42) Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto. Essa regra pode ser entendida como:

A) uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.

B) um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.

C) uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.

D) uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.

E) uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa E: Partindo do embasamento religioso, o porco foi considerado um animal impuro. A forma como essa crença se deu pode ter partido dos costumes destes povos. Cabe interpretação histórica de que os costumes do não consumo da carne podem também estar relacionados a questões de profilaxia, já que o porco é transmissor de muitas doenças e, o consumo de sua carne exige cuidados e técnica específica de conservação. Judaísmo e Islamismo estão ligados, mas no caso da questão, não é esse o enunciado que melhor atende à pergunta

Sobre Priscila Cardoso

Maria Priscila (SIM! Também sou Maria). Capricorniana com ascendente em virgem = duplamente crítica, chata, perfeccionista.... Sou blogueira viciada em séries, filmes, tecnologias, redes sociais e nas horas vagas sou professora de Sociologia.

Verifique também...

Enem 2006

No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em …