Início / Pratique / Enem / Enem 2007

Enem 2007

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial. Internet:

Qual das figuras a seguir retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

varias

 

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa C: Somente a alternativa c é a que representa uma figura de um patrimônio imaterial, no caso é a manifestação cultural na dança bumba meu boi (folclore popular brasileiro). As demais alternativas representam figuras de patrimônios materiais.

16) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV,no continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que:

A) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.

B) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.

C) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.

D) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade Moderna.

E) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa D: Os portugueses, no início da Idade Moderna, descobriram o continente africano e fizeram dele seu local de exploração, em contexto que marcava importante momento para expansão marítima. Os processos que se seguiram após a descoberta foram de escravização dos nativos, tráfico negreiro, colonização, imperialismo e depois o neocolonialismo.

Sobre Priscila Cardoso

Maria Priscila (SIM! Também sou Maria). Capricorniana com ascendente em virgem = duplamente crítica, chata, perfeccionista.... Sou blogueira viciada em séries, filmes, tecnologias, redes sociais e nas horas vagas sou professora de Sociologia.

Verifique também...

Enem 2006

No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em …