Início / Pratique / Enem / Enem 1999

Enem 1999

Um dos maiores problemas da atualidade é o aumento desenfreado do desemprego. O texto abaixo destaca esta situação. O desemprego é hoje um fenômeno que atinge e preocupa o mundo todo. (…) A onda de desemprego recente não é conjuntural, ou seja, provocada por crises localizadas e temporárias. Está associada a mudanças estruturais na economia, daí o nome de desemprego estrutural. O desemprego manifesta-se hoje na maioria das economias, incluindo a dos países ricos. A OIT estima em 1 bilhão – um terço da força de trabalho mundial – o número de desempregados em todo o mundo em 1998. Desse total, 150 milhões encontram-se abertamente desempregados e entre 750 e 900 milhões estão subempregados. ([CD-ROM] Almanaque Abril 1999. São Paulo: Abril.)

46) Pode-se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da economia associada:

(A) a uma economia desaquecida que provoca ondas gigantescas de desemprego, gerando revoltas e crises institucionais.

(B) ao setor de serviços que se expande provocando ondas de desemprego no setor industrial, atraindo essa mão de obra para este novo setor.

(C) ao setor industrial que passa a produzir menos, buscando enxugar custos provocando, com isso, demissões em larga escala.

(D) a novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam.

(E) ao emprego informal que cresce, já que uma parcela da população não tem condições de regularizar o seu comércio.

Alternativa Correta

Alternativa Correta

Alternativa D: A demanda por um número maior de produtos que atenda ao mercado global fomentou o desenvolvimento de novas tecnologias. Elas são responsáveis por otimizar o tempo da produção , desenvolver formas dinâmicas e aumentar a lucratividade do capital , como são também responsáveis pela eliminação de postos de trabalho manuais entre outros que se tornam desqualificados e potencialmente improdutivos frente a demanda de produção que esta tecnologia satisfaz . O resultado é o crescimento na margem de desemprego.

 

Sobre Priscila Cardoso

Maria Priscila (SIM! Também sou Maria). Capricorniana com ascendente em virgem = duplamente crítica, chata, perfeccionista.... Sou blogueira viciada em séries, filmes, tecnologias, redes sociais e nas horas vagas sou professora de Sociologia.

Verifique também...

Enem 2007

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, …